Riscos: como diminuir de sua empresa?

03/12/2018

Empreender envolve correr riscos, não importando a área de atuação. Da mesma forma, não existe um empreendimento totalmente seguro. Justamente por isso, um dos maiores desafios de qualquer empreendedor é saber os riscos relacionados ao seu modelo de negócio. A partir desse conhecimento é possível tentar diminuir ao máximo os riscos de uma empresa. Para isso, confira algumas dicas:

Riscos: identifique e compreenda os relacionados ao seu empreendimento

Busque descobrir o máximo de informações sobre sua ideia de empreendimento. Também é importante levantar informações sólidas sobre o mercado e o potencial do seu negócio. Faça pesquisas, converse com quem atua na área. Conhecendo os riscos de antemão é mais fácil se preparar para encará-los.

Sua ideia de negócio é nova? Então procure modelos de negócios similares em outras áreas do mercado para utilizar como base. Só não vale deixar de se preparar!

Planejamento

Planejamento é tudo! Para montá-lo, descreva sua empresa de forma geral, definindo capital de giro e expectativa  para retorno sobre o investimento. Depois, estabeleça a área a ser abrangida e estipule o público-alvo.

Feito isso, é hora de conhecer a concorrência. Isso porque, conhecendo os serviços, produtos e preços oferecidos no mercado, fica mais fácil criar seu diferencial. Além disso, é possível diminuir assim as chances de ser derrotado por um concorrente mais tradicional do que sua empresa.

Clientes

Pesquisas de mercado são fundamentais antes de iniciar um novo empreendimento. Isso porque são os possíveis clientes que vão apontar o que eles realmente querem. É importante considerar fatores como idade, gênero, localização geográfica, situação econômica, nível sócio-cultural, interesses e opiniões. É preciso que você compreenda seu cliente para que possa atender às suas necessidades.

Com esses dados em mãos, deve-se traçar estratégias e estabelecer os canais de comunicação com os clientes. É importante que essa comunicação seja totalmente eficiente e que garanta a satisfação do cliente antes, durante e depois da negociação.

Empreender é arriscar

Não tem jeito: assumir riscos calculados faz parte de empreender.

Por isso é importante que você identifique o quanto está disposto a arriscar e avalie o impacto que isso terá na sua vida a longo prazo.

Se você identificou os riscos que envolvem seu negócio e está preparado para assumi-los, já pode tirar sua ideia do papel. Entre em contato e vamos juntos transformar seu projeto em realidade!


Comentários