Plano de Negócios: passo a passo

03/12/2018

Lisandro Zanotto

O plano de negócios é o mapa para o sucesso da sua empresa. Não é preciso que seja muito complexo. O que importa é que seja assertivo, objetivo e relativamente flexível – passível de ser alterado sempre que necessário.

A estrutura de um plano de negócios não é fixa, mas consideram-se, geralmente, alguns pontos básicos. No post de hoje vamos dar um exemplo:

Plano de Negócios: Objetivo do projeto

Esse é o primeiro passo para que seu plano de negócios dê certo. Afinal, qual será a utilidade do seu investimento?

Criar um projeto, pressupõe que você esteja saciando uma necessidade do mercado. Assim, esse primeiro ponto servirá para fazer um pequeno resumo daquilo que irá apresentar. Aqui, é possível delinear a missão da sua empresa. Se você quer vender livros, por exemplo, pode definir sua missão como tornar os livros acessíveis a todas as classes sociais.

Análise SWOT

Um dos pontos principais: fazer uma análise SWOT implica conhecer não só seu negócio, como também seus concorrentes e o mercado. Essa análise envolve

Forças

Aqui você define todas as qualidades do seu negócio. É preciso pensar no que será oferecido ao mercado ou o que vai ter feito melhor do que a concorrência. Tudo isso visando alcançar conclusões satisfatórias.

Fraquezas

Toda empresa tem suas fraquezas. Nesse ponto, identifica-se o que está sendo deixado de lado. Tudo deve ser devidamente enumerado.

Oportunidades

Nessa etapa, procura-se por falhas que existam no mercado e que possam ser exploradas. Basicamente, trata-se de perceber o que as pessoas querem e o que seus concorrentes ainda não estão fazendo ou fazem mas de forma equivocada.

Como vai administrar o dinheiro

Todos os passos anteriores são importantes!

Mas não valerão nada se os rendimentos não forem administrados de forma eficiente. Quando for fazer as contas de como vai ganhar dinheiro, também é importante lembrar de outras coisas. Como, por exemplo, pensar em outras formas de rentabilização além da forma habitual – através dos clientes.

Público-alvo

É importante definir seu público-alvo logo de início. É precisos saber qual o gênero maioritariamente vai comprar seus produtos, qual faixa etária e nível de escolaridade. Também é importante conhecer a classe social do seu público. Essas informações são muito importantes para os investidores.

Impacto socioeconômico

Quando criamos um plano de negócios, também é preciso prestar atenção ao impacto socioeconômico que será gerado. Ou seja: como seu projeto vai impactar a sociedade. Ao fazer o plano de negócios, é preciso pensar em como seu negócio vai alterar o mundo que o rodeia. Esse ponto também é muito importante para conseguir angariar investidores.

Análise da concorrência

Aqui está um dos pontos que dá mais trabalho para ser realizado. Nessa fase, é preciso identificar quem poderá ”roubar” clientes do seu negócio. A pesquisa precisa ser intensiva. Não se esqueça também de tomar cuidado com seus concorrentes indiretos.

Marketing Mix

Também conhecidos como ”Quatro Ps”, o Marketing Mix é uma fórmula criada por Jerome McCarthy. Ele tem como princípio a análise das variantes do mercado que vão atuar entre si e os seus clientes. Afinal, todas elas estão interligadas e terão grande impacto no seu negócio. Vamos ver como devem ser avaliadas:

Produto

Explique o produto de forma resumida

Preço

Estabeleça e explique sua política de preços e quais serão os descontos que pretende efetuar.

Promoção

Como você vai divulgar o que vende

Recursos humanos necessários

Dependendo do negócio, você pode precisar ou não de capital humano para trabalhar. Entenda já no início quantas pessoas serão, quais devem ser suas qualificações e qual será o salário gasto.

Aconselho que faça sempre esse número ”por cima”, principalmente se for seu primeiro negócio. Isso porque você ainda não tem muita noção dos pagamentos necessários ou os custos com os pagamentos de verbas extras. Coloque sempre um valor superior do que aquele que pensa inicialmente, para não ser surpreendido.

Tempo para o ROI

Tudo o que vai, volta. O dinheiro investido não é exceção. Defina em quanto tempo quer o que o dinheiro investido com o projeto seja recuperável. Só pare com essa programação quando tiver o retorno completo.

Ou seja, até sua empresa alcançar o break-even – o momento em que o projeto deixa de trabalhar apenas para cumprir as despesas e começa a gerar lucro. Esse momento pode demorar anos a ser alcançado, especialmente se você tiver recorrido a algum empréstimo bancário para iniciar o próprio negócio.

Esses são os passos essenciais para realizar um plano de negócios básico. Assim, você consegue responder a várias perguntas e ter ideias bem definidas daquilo que pretende para o seu projeto ou para sua empresa.

Se ainda ficou com alguma dúvida ou não tem tempo necessário para realizar um plano de negócios eficiente, entre em contato. Vamos juntos realizar um plano de negócios eficaz e assertivo.


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