Oceano Azul: elaborar e executar estratégia baseada nesse conceito

19/12/2018

oceano azul

A estratégia Oceano Azul busca fugir da ideia de fazer melhor do que os concorrentes, produzir mais barato do que eles ou segmentar um público muito específico. Nessa técnica, o objetivo é alinhar uma harmonia entre a diferenciação e a liderança em custos.

Oceano Azul em 8 pontos

Em busca de manter-se sempre em desenvolvimento e conservar sua vantagem competitiva, as empresas acabam competindo entre si de forma intensa.

E o resultado disso acaba sendo um mar de sangue, que ficou conhecido no meio empresarial como oceano vermelho. Mas existe uma alternativa à esse caminho: o oceano azul. Seus 8 pontos-chave são:

1. Dados e fatos concretos

Essa técnica se fundamenta em anos de estudos e inúmeros movimentos estratégicos que envolveram mais de 30 ramos industriais. Isso durante mais de um século.

2. Alia diferenciação ao baixo custo

Os princípios do Oceano Azul procuram explorar os benefícios do baixo custo enquanto buscam maior diferenciação. Dessa forma, parte do princípio de somar vantagens em lugar de escolher entre uma ou outra.

3. Cria espaço inexplorado no mercado

A questão nessa estratégia não é aumentar a competitividade, mas sim tornar a concorrência irrelevante. Para isso, cria um novo horizonte para o segmento a ser explorado, com uma visão inovadora.

4. Aproveita melhor as oportunidades

Afinal, para fugir da competição e desenvolver um oceano azul, é preciso identificar e aproveitar as oportunidades. E, para isso, essa estratégia fornece ferramentas para criar e desenvolver as formas de usar essas oportunidades da melhor maneira.

5. Basta seguir o passo a passo

Para desenvolver o oceano azul, é preciso fundamentar-se em 6 fronteiras a ser superadas. Depois, deve-se seguir 4 passos para descobrir como transformar não clientes em clientes.

Fronteiras

  1. Explorar os setores alternativos;
  2. Dentro dos setores, examinar os grupos estratégicos;
  3. Analisar a cadeia de compradores;
  4. Avaliar as ofertas de produtos e serviços complementares;
  5. Observar os apelos funcionais e emocionais dos compradores;
  6. Acompanhar o transcurso do tempo.

 

Passos do oceano azul que devem ser seguidos

1. Despertar visual

Comparar sua empresa com a concorrência e descobrir o que precisa ser mudado.

2. Exploração visual

Faça uma pesquisa externa para explorar a seis fronteiras e identificar vantagens. Também é nesse ponto que se deve detectar fatores que devem ser eliminados, elaborados ou alterados.

3. Feira de estratégia visual

Estruturar uma matriz de avaliação de valor baseada no que foi visto. Após isso, pedir feedback dos clientes, consumidores da concorrência e não-clientes.

4. Comunicação visual

Produzir e dispor perfis estratégicos em apenas uma página e apoiar somente os que permitirem a implementação da estratégia.

6. Aumentar a oportunidades e reduz os riscos

Nessa estratégia, pode-se avaliar a viabilidade comercial das suas ideias e aprimorá-las para evitar riscos e aumentar possibilidades. Para isso, usa-se o Teste de Ideias do Oceano Azul (TOA).

7. Faz da execução uma estratégia

O processo bem delineado e as ferramentas apresentadas são de fácil acesso e de uso simples de entender. Com isso, essa estratégia permite uma implementação eficaz e fundamentada no conhecimento coletivo da empresa.

8. Estratégia que mostra resultado ganha-ganha

O oceano azul mostra como alinhar valor, lucro e pessoas, graças à sua visão integrada. Dessa forma, garante que sua empresa está convencida da eficiência da implementação das novas diretrizes estratégicas.

Seguindo esse guia, você consegue aplicar a estratégia oceano azul na sua empresa. Se achou muito complicado e precisa de ajuda, entre em contato e conte com o meu apoio!


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