Canvas – Como aplicar essa metodologia?

03/12/2018

A metodologia Canvas é uma ferramenta que permite visualizar, de forma intuitiva, todos os aspectos essenciais do seu negócio. Com ela é possível construir diferenciais competitivos por meio de brainstormings e ideias compartilhadas.

No post de hoje vamos te ensinar como aplicar essa metodologia no seu negócio.

Canvas: Como funciona?

Basicamente a metodologia Canvas divide-se em novos blocos, que são:

1. Segmento de clientes

Relaciona-se ao público ou nicho de mercado a que sua solução se destina.

2. Proposta de valor

Envolve as vantagens que produto ou serviço oferece aos consumidores. Ou seja, como sua solução resolve um problema.

3. Canais

Como a empresa se comunica, interage e alcança seus Segmentos de Clientes para entregar a Proposta de Valor.

4. Relacionamentos com clientes

São os tipos de relação que uma empresa estabelece com segmentos de clientes específicos.

5. Fontes de Renda

De onde vem o dinheiro da empresa (dos produtos X, Y, Z, por exemplo).

6. Recursos principais

Meios essenciais para o funcionamento da sua empresa. Entre eles estão: colaboradores, softwares específicos, infraestrutura física, entre outros.

7. Atividades-chave

Atividades importantes para manter seu core business. Por exemplo, se você tem um E-Commerce, é essencial contar com um processo de logística bem estruturado.

8. Parcerias principais

Fornecedores sem os quais sua empresa não pode ficar. No caso de um E-Commerce, os fabricantes dos produtos vendidos, por exemplo.

9. Estrutura de custo

Todos os custos relacionados ao seu negócio, tanto os fixos como os variáveis.

 

Como implementar o Canvas?

Imprima o Canvas em um pôster, coloque na parede e desenhe seu modelo de negócios preenchendo o quadro. Simples assim!

Seja em pôster ou um quadro branco, o que importa é que ele seja bem visual. Ou seja, ele precisa ficar num local de fácil visualização.

Outra dica é nunca escrever diretamente no quadro. Como o Canvas é muito utilizada para ideias inovadoras, não seria interessante ficar sempre escrevendo e apagando.

Uma boa forma de estruturar o Canvas é utilizar post-its. Assim você pode trocar sempre que tiver uma nova ideia, não estiver satisfeito com o que está no quadro e também quando o mercado sinalizar que é hora de mudar sua solução.

 

Por onde começar?

Muitas pessoas têm essa dúvida, e a resposta é: existe uma lógica! É importante começar pelo segmento de clientes e após, pela proposta de valor. Isso porque são nesses blocos estão a alma do seu negócio.

Outro ponto importante é não ter medo de errar, afinal, é errando que se acerta. E um dos objetivos do Canvas é esse.

A estrutura visual do Canvas é ideal para identificar o que pode ser aprimorado, além disso, a ferramenta nos ajuda a identificar com clareza os pontos fortes e os pontos a desenvolver, trazendo a certeza se vale a pena seguir em frente com a solução ou não.

Para estruturar um Canvas eficiente, o ideal é que ele seja feito em equipe. Levar em consideração a opinião de todos ajuda a identificar ideias que você talvez não tivesse sozinho.

Quer ajuda para aplicar essa metodologia ao seu negócio? Entre em contato e conte comigo!


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